sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

[Opinião] Desopacitar é preciso


É  já amanhã que promovido pelo +D= Democracia em Movimento terá lugar em Lisboa, no ISCTE, um debate sobre o Estado Social que conta com as intervenções de Miguel Real e Raquel Varela (http://www.facebook.com/events/385076671586730/). Numa altura em que a escalada de austeridade procura desesperada e cegamente abater despesa sem equidade nem justiça, este debate permitirá avaliar, a partir do estudo do livro Quem paga a Segurança Social em Portugal da autoria de Raquel Varela, quanto falsos são os argumentos que legitimam os cortes nas verbas disponíveis para os diversos programas que operacionalizam o Estado Social.

Com o pretexto da crise assistimos a um corte colossal dessas verbas que acabará por desequilibrar todo o sistema, pondo em risco a coesão social e abrindo portas para politicas neoliberais que acentuarão as clivagens sociais já evidentes na atual sociedade Portuguesa.

Segundo este estudo, a construção do Estado Social conta com as contribuições de décadas dos cidadãos beneficiários e é sustentável, só os desmandos, as omissões e as apropriações indevidas por parte de sucessivos governos o têm vulnerabilizado.

É importante que tenhamos a consciência deste problema e que vejamos para além da cortina de fumo que se vai espessando promovida pelos discursos austeritários, os mesmos que advogam o corte nas verbas disponíveis nos vários programas de apoio social para reequilibrar um Orçamento onde se teima em não cortar as muitas despesas supérfluas conhecidas de todos. Venha participar e dinamizar a intervenção cidadã.

Carlos Seixas (Coordenação nacional do +D = Democracia em Movimento)

Sem comentários:

Enviar um comentário