sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

[Opinião +D] E assim vai a Europa…

O quadro orçamental europeu para os próximos 7 anos está em negociação. Mas é já uma certeza que, pela primeira vez, em mais de 50 anos de existência, a União Europeia vai ter menos dinheiro para gastar. Trata-se “só” de uma redução de 93 mil milhões de euros! Mais 20% do que o resgate a Portugal … É a “era da austeridade”, também europeia, no seu melhor!

E claro que isto nos vai afetar. Não é, nem nunca seria, só para os outros. Mas a coisa até que podia ser pior para o nosso lado. Se tudo correr como previsto, até iremos ter (se não acontecer como em 2001 em que verbas acordadas para a agricultura foram depois muito reduzidas em gabinete…) algumas compensações pelos cortes sofridos – 500 milhões para o desenvolvimento rural e 1 000 milhões para compensar os cortes na política de coesão. Mas estes valores são só cerca de metade das reduções havidas, mesmo admitindo como provável que não tenha de haver co-financiamento por parte do Estado Português.

O Parlamento Europeu, se cumprir o anteriormente ameaçado, irá vetar este orçamento por restritivo. Mas será que o faz, ou foi só conversa fiada?

O triste consolo que fica de tudo isto é verificarmos que não é só em Portugal que se vai entendendo que a solução para combater a crise é cortar, cortar e cortar, muitas vezes a direito e sem critério, sem reparar que com isso se está ainda mais a bloquear o crescimento e a comprometer o futuro...

Francisco Mendes (membro da Coordenação Nacional do +D)

Sem comentários:

Enviar um comentário