domingo, 3 de fevereiro de 2013

[Opinião] Em Portugal Governo “renovado”, em Espanha Governo “engasgado”

Tomaram posse 7 novos Secretários de Estado do Governo de Pedro Passos Coelho (PPC), uma remodelação que inclui um ex-administrador do Banco Português de Negócios/Sociedade Lusa de Negócios e da equipa de Oliveira e Costa.

A par de algumas alterações já esperadas no governo, e até do crescimento da sua dimensão, a ascensão de Franklin Alves (FA) a Secretário de Estado do Empreendedorismo causa perplexidade a quem ainda tiver dúvidas sobre o desprezo que o atual governo dispensa à ética.

Está por esclarecer ainda a lógica de nacionalização do BPN, deixando de fora a SLN, isto é, a nacionalização do prejuízo e a proteção privada do lucro, pelo governo anterior de José Sócrates.

Nomear FA para cargos de governo antes de apuradas as suas responsabilidades e extraídas as necessárias consequências, sobretudo daquelas responsabilidades já evidenciadas na audição a que foi sujeito na Assembleia da República, não seria avisado para um Governo que se preocupasse com a ética na politica.

Na verdade, um primeiro-ministro que tem como braço-direito um habilidoso licenciado à pressa, (com o vergonhoso silêncio de um Conselho Científico da respetiva universidade), não hesita reforçar a confiança numa personalidade saída da teia pérfida que foi o BPN/SLN.

Entretanto, em Espanha rebentou o caso dos pagamentos, entre outras, das empresas de obras públicas ao Partido Popular, geridas pelo tesoureiro Bárcenas. Nas contas de Bárcenas destacam-se as doações de empresas que no mesmo período receberam do Estado 6.600 milhões de euros em obras públicas.
Em suma, as equipas que nos governam na península ibérica não param de causar a maior desconfiança nos eleitores, cujos protestos terão de aumentar de volume se quisermos secar com o pântano politico que se instalou nos postos mais altos do Estado.

Fernando Lucas (Coordenação nacional do +D = Democracia em Movimento)

Sem comentários:

Enviar um comentário