terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

[Opinião +D] Não pode existir Democracia Participativa sem Cidadãos mais informados e Ativos

O +D coloca no cerne da sua visão para Portugal a regeneração da Democracia através do desenvolvimento de ferramentas e meios de Democracia Participativa e Direta. Acreditamos que esta política paralisada pelo servilismo bacoco aos Grandes Interesses, a uma subserviência canina ao norte da Europa, aos Especuladores e à Alta Finança é um Nó Górdio que pode ser desatado resgatando para os cidadãos o espaço público de intervenção que lhes foi furtado ou que eles deixaram perder com especial incidência nas últimas duas décadas.

Este resgate implicará uma maior participação cívica e política dos cidadãos e não basta criar condições para que ela se possa exprimir. É necessário igualmente estimular o desenvolvimento de uma vontade generalizada de um número expressivo de cidadãos para Participarem e criar um ambiente cultural e informativo propício para que os cidadãos estejam bem informados sobre a natureza e efeito das decisões sobre as quais são convocados a pronunciarem-se.

Para ativar uma Cidadania realmente Participativa, há que fazer com que os Cidadãos não rejeitem o aspeto político e cívico da sua vida em sociedade. Há também que promover e desenvolver um Ensino público sustentável mas exigente, de qualidade e universal e órgãos de comunicação social isentos, imunes a pressões dos grande grupos económicos e escorraçar do "Prime Time" televisivo público programas boçais como o "Preço Certo" e quejandos, expurgar dos telejornais a metade hoje colonizada por "notícias" bolísticas e preencher esse espaço com programação informativa e cultura de qualidade.

Para Renovar a Democracia em Portugal há que a tornar mais Participativa e Direta, mas para levar a bom termo esse objetivo há também que criar condições para que os cidadãos estejam dispostos a darem esse "salto quântico" nos seus níveis de participação política e cívica e que estes queiram também ocupar esse espaço... e essa é de facto a grande batalha que falta ainda cumprir.

Rui Martins (membro da Coordenação Nacional do +D)

Sem comentários:

Enviar um comentário