terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

[Opinião +D] Ser cidadão, hoje

Como nos posicionamos, enquanto cidadãos? Questionamo-nos, continuadamente, sobre o modelo de progresso, da organização social, da estratégia dos políticos. Considerarmos o estado deplorável a que as coisas chegaram como sendo, apenas, responsabilidade dos outros, dos políticos, claro. Dos desgovernos, atavismos ou maldição a que nos sujeitaram. São justas as críticas e as inquietações, visto que: aumentam os impostos, sobe a inflação, cresce o desemprego, (desde há um ano, mais 16,1%) - na maioria jovem -, aumenta a pobreza infantil (mais de 25%), cortam as reformas, põem em causa o estado social…. Asfixia-se e vive-se sem futuro à vista. Tudo verdade, contudo, muito raro nos atribuímos, a nós, a responsabilidade do que nos vai acontecendo. A falta de mobilização e de compromisso atasca-nos na incúria e submete-nos aos poderes interesseiros e inconfessados de grupos poderosos. Manipulam-nos e orquestram-nos, os “Bilderbergs”. Sem resignar… resignamo-nos.

Tudo muda, mesmo os que resistem. Mas quando apenas se exaspera, cruza os braços ou só se critica, sem a consciência de se ser ATOR SOCIAL, é porque a força do querer é frágil, acomodada, também resistente à mudança. Se deixamos que outros decidam por nós, de que nos queixamos então? A cidadania é um conjunto de direitos políticos de que goza um individuo e que lhe permite intervir no governo da cidade, nos negócios públicos do Estado participando, de direito, direta ou indiretamente, na formação do governo e na sua administração. Elegendo e sendo eleito para cargos públicos. Os movimentos de cidadãos, autónomos, independentes e livres, devem EXIGIR representatividade. MAIS e melhor DEMOCRACIA.

Ser cidadão é participar, afinal, nas decisões da vida em sociedade para melhorar o bem-estar próprio e a vida dos concidadãos. Para mudar o que domina, submete e escraviza. Ser responsável e livre, de o ser. Assumir como dever e o direito de todos, não de apenas alguns, de participar no governo da POLIS.






Conceição Couvaneiro (Conselho Geral do +D)

Sem comentários:

Enviar um comentário