segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

[Opinião +D] Será que é desta? O Referendo à “Europa Federal”

Não tiveram grande eco em Portugal, talvez por terem sido proferidas no ridículo “portunhol” que os nossos políticos usam sempre que falam em Espanha, mas nem por isso deixam de ser importantes: António José Seguro, líder do Partido Socialista, defendeu, numa Convenção Socialista que se realizou em Madrid, um Referendo Europeu para ratificar o caminho federalista que expressamente defende.

Sabemos bem quantas vezes já nos prometeram um Referendo sobre a nossa integração europeia – e quantas as vezes ele foi sendo desmarcado: ou não era “oportuno”, ou era uma “questão demasiado complexa para a população”, etc. Daí, talvez, o exíguo eco: é apenas mais uma promessa política e promessas políticas é algo em que já ninguém acredita.

No federalismo europeu, pelos vistos, ainda há quem acredite, contra todas as evidências em contrário. Uma Europa federal seria o corolário natural de uma Europa realmente unida. E, sobretudo, de uma Europa justa – como defende o + D = Democracia em Movimento. Ora, não havendo esta (uma Europa realmente unida e justa) como pode haver aquela (uma Europa Federal)? Não pode. Esperamos pois que, desta vez, façam mesmo o prometido Referendo. Para que possam ouvir o que os europeus pensam desta Europa.




Renato Epifânio (membro da Coordenação Nacional do +D)

Sem comentários:

Enviar um comentário