quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

[Opinião +D] Aviso prévio,cantado "Grândola!"

Miguel Relvas foi ontem impedido de intervir numa conferência da TVI por estudantes do ISCTE, que lhe barraram a saída enquanto contestavam as políticas do Governo.

Na noite anterior, o ministro tinha sido insultado em Gaia e ouviu, de novo,sorrindo sempre, com um sorriso estéril, a Grândola, Vila Morena. A polícia aconselha o Executivo a rever a agenda.Pergunta: Mas não deveria antes propor lhes que revissem as politicas? Dias antes, já Passos Coelho tinha sido confrontado no Parlamento com situação idêntica, tendo ressaltado o bom gosto do protesto,ficando no ar o mau gosto das suas políticas.

Hoje foi a vez do ministro da Saúde ouvir a Grândola antes de falar, mas ele prometeu manter a mesma escolta.De facto isto tudo esta a transformar-se já num caso de polícia, e manter a mesma politica,o que mostra mais uma vez, a surdez destes políticos. Entretanto, o líder parlamentar e presidente da distrital do CDS/PP de Setúbal disse com lustre : "Acho que o protesto é legítimo, desde que seja feito dentro da lei e com educação". Ficamos pois a saber, que, se quisermos protestar veementemente, contra um governante, que nos engana , e nos defrauda as expectativas de vida, devemos dizer com educação,"Vá V. Exª senhor Ministro, à bardamerda,! e logo depois, pedir desculpa, no caso de ele achar isso incorrecto".

Mas estes casos tão renitentes,que se repetem agora com tanta insistência,num país a esvair-se em pobreza, enquanto as reacções dos mercados são excelentes, deviam soar como um aviso, a estes senhores, tão preocupados ora com o bom gosto, ora com a educação do Povo,porque pode vir a surgir da multidão algum malcriado, de mau gosto, e pum! pum! vai um ao ar.Por enquanto, o Povo fica- se pelas cantorias, mas em breve pode passar para outros gestos menos musicais, maribando-se para falsas legitimidades ,entrando à força com outras legitimidades, que é a de sobreviver, e que em tempos de luta, são denominadas revolucionárias, e, às vezes, são muito brutas. É um sinal que deve ser analisado. ‘Grândola’ é a melhor legenda para uma democracia representativa, não para uma democracia de iniquidades” . É um alerta de que com paciência, chegará na hora certa ,em que o Povo é quem mais ordena!






António Serzedelo (membro da Coordenação Nacional do +D)

Sem comentários:

Enviar um comentário