quinta-feira, 15 de maio de 2014

[Opinião +D] Assim vamos “evoluindo”…

O PDM de Santarém está, como outros, em fase de revisão. Uma revisão com 10 anos de atraso legal, o que também não é caso único.
Atualmente encontra-se na fase designada por “Revisão dos Estudos de Caracterização e Diagnóstico”. Foram equacionados 3 cenários iniciais, tendo-se chegado ao Cenário Resultante de onde supostamente irá emergir o rumo de Santarém pelo menos para os próximos 10 anos.
Permitam-me um parêntesis para dizer que todo este trabalho de revisão foi contratado em outsourcing por cerca de 55 000 €.
O trabalho elaborado relativo a esta fase tem 50 páginas, no seu essencial inócuas, repetitivas e com critérios abaixo de subjetivos. Perdoem-me os seus mentores, mas aquele é um documento de que eu me envergonharia de ser autor ou co-autor. 
Para terem uma ideia, o tal Cenário Resultante tem o seguinte conteúdo: “Santarém, polaridade urbana e económica globalmente de nível regional, e com singularidades que lhe conferem afirmação nacional.” Conhecem alguma cidade para a qual este cenário não encaixe?
Para dar só mais um exemplo justificativo da minha apreciação: Os contributos das diferentes forças vivas do concelho, cuja escolha ali também é muito discutível, não foi obtido por contacto direto mas sim por copypaste de estatutos e páginas de sites das diferentes entidades…
Tudo isto para concluir que, se continuamos a gastar o nosso dinheiro público com documentos palavrosos, para “inglês ver”, e cuja aplicação pode comprometer em muito o futuro, no referido caso de um concelho, noutros do país, vamos muito mal…
Francisco Mendes (Membro da Coordenação Nacional +D)

Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina.

1 comentário:

  1. comentário muito oportuno, estes indivíduos brincam com o futuro sem responsabilidade e assim ficará adiado mais uma oportunidade para inverter a tendência que o concelho de Santarém está a levar no sentido da pobreza a todos os níveis

    ResponderEliminar