sábado, 3 de maio de 2014

[Opinião +D] A propósito do 1º de Maio

Na passada quinta-feira foi o dia 1º de Maio, o dia do Trabalhador e nada melhor que esta altura para reflectirmos sobre as a situação do trabalho em Portugal.
Há muito tempo atrás escreveu-se na Constituição da República Portuguesa, que todas as pessoas teriam direito ao trabalhoe que ao Estado caberia assegurar e promover a execução de políticas de pleno emprego, assim como, igualdade de oportunidades. Tem-se visto que ao longo do mandato deste governo que se tem feito tudo menos respeitar a Constituição Portuguesa. Tem-se tomado muitas medidas, que em vez de criar empregos, têm estado a destruí-los.
Temos uma elevada Taxa de Desemprego, e entre a população jovem a percentagem de desempregados tem vindo a aumentar, atingindo neste momento o novo máximo de 35,4 % de desempregados.
É com muita tristeza que vejo os meus amigos partir para o estrangeiro, à procura de oportunidades de trabalho que lhe são negadas no seu país. Aqueles que conseguem trabalho têm que se sujeitar a trabalhos precários, temporários, trabalhos em part-time e mal pagos.
Muitos jovens gostariam de organizar a sua vida, ter a sua casa, a sua família, filhos, mas isso não é possível porque não encontram estabilidade económica para o fazer.
Tem que se ter cuidado com as reformas que forem feitas, para não cairmos nestas situações e evitarmos deixar o País sem futuro.
Precisamos urgentemente de soluções para o bem de todos e de um debate que traga ideias para resolver estes problemas, para bem do país e sem a preocupação de protagonismos políticos. 
Carlos Assunção (membro da Coordenação Nacional do +D)

Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina.

Sem comentários:

Enviar um comentário