terça-feira, 27 de maio de 2014

[Opinião +D] O imprevisível pode acontecer

Vivemos num período de incertezas. Os desafios do futuro que se colocam às gerações presentes e, sobretudo às vindouras, são inúmeros, direi mesmo, de profunda intranquilidade. Ao longo da nossa (curta) existência visualizamos ora cenários de conforto e esperança, ora de anúncios de hecatombe que perturbam o nosso viver. Se por um lado geram angústia e depressão por outro lado são um desfio à criatividade e à rejeição do imobilismo. Outros períodos na história recente provam de que as crises geram sofrimento mas produzem transformações e avanços. A economia que, na sua essência, se deveria pautar pela produção e distribuição de bens necessários à subsistência, parece comandar toda a vida e transforma-a, para muitos, num autentico pesadelo. O egoísmo de alguns e a sua concupiscência leva a que outros pereçam no desespero. Injustiça esta que é deflagrada pelos "senhores da terra" que comandam os destinos da humanidade sob o beneplácito daqueles que comandam. Vimos ainda há pouco esta historia, ou não?
Não é tranquilo escutar vozes como a de Paul Krugman, em Sintra anunciar que os lideres da União Europeia, nomeadamente Durão Barroso, "estão em profunda negação" quando referem que o Euro, nada tem a ver com a crise. Vozes autorizadas como a deste liberal, prémio Nobel da economia em 2008, a anunciar o contra ciclo das orientações económicas, face à presente situação, não deixam de acentuar o temor e a descrença. Mas os maiores receios, sobretudo de quem tem alguma resistência ao "ocultismo", são os encontros do celebre e reduzido grupo bildeberg. Reunidos na Dinamarca por esta ocasião (fins de Maio) não estarão a tratar da vida e do bem de todos. De resto terá sido deste grupo que nasceu o Euro. Tal prova o seu poder na condução de tudo e de todos.  Face a isto não é de admirar que os eurocéticos proliferem.
Cooper Ramo (2009) afirma a dado passo na sua obra, A Era Do Imprevisível, citando Jean Monnet " A paz mundial não pode ser salvaguardada sem que sejam feitos esforços proporcionais aos perigos que a ameaçam". Tudo o que podemos assinalar de mais importante na história da humanidade era impensável antes de se ter realizado. Deve-se à criatividade humana. A mudança pode surgir quando não se espera. Seria impensável, há pouco tempo atrás, ter na Curia Romana. um Bispo de nome Francisco, a insurgir-se contra os desmandos da economia e dos poderosos. A convidar opositores a rezarem com ele, na sua casa. E, o imprevisível, aconteceu...    
Maria da Conceição Serrenho Couvaneiro (Conselho Geral do +D)
Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina. 

Sem comentários:

Enviar um comentário