sábado, 24 de maio de 2014

[Opinião +D] Amanhã é dia de voto !

Todos nós temos em mente que a participação democrática só é possível se todos formos às urnas. Não vou apelar ao voto neste ou naquele partido, até mesmo porque isso é uma ilegalidade uma vez que estamos a menos de 24h da abertura das urnas, mas sim que vá votar e deixe de lado o que certos movimentos apelam - o voto em branco.
Esta semana tive uma reunião com um dos grupos do +D e sem querer fugiu-me a boca para uma verdade inconsciente, que ao falar destas eleições, mencionei as legislativas para este domingo quando se vão realizar eleições europeias. E de facto as campanhas dos partidos maiores realmente não falaram nas suas medidas para a União Europeia e só falam em derrota da governação ou da oposição que quer a governação.
E então o que é que defendem? A derrota uns dos outros? Será isso que queremos para quem nos vai representar no parlamento europeu? (Pense por si.) Quanto aos partidos mais pequenos, esses sim, falam de várias medidas para a Europa. Uns defendem a saída do Euro, outros mencionam um combate ao federalismo, outros uma reinvenção do conceito europeu. O que é certo é que a história diz-nos que a Europa nunca foi unida e que é feita de diferentes culturas, cujo povos se orgulham do seu espaço geográfico que ocupam e da sua soberania, lembro-vos do Império Romano, de Napoleão e mais recentemente de Hitler. Por outro lado sabemos que um projecto idêntico que foi feito no outro lado do oceano nos Estados Unidos da América, só resultou depois de duas guerras sangrentas (a “Guerra Revolucionária Americana” e a “Guerra de Secessão”) para que pudesse começar a funcionar. Curiosamente todos têm um ponto em comum, o facto de terem uma forja de fogo: a guerra.
Mas deixemo-nos disto, até porque sou uma pessoa que prefere a via da paz e diplomacia em oposição à guerra.
Curiosamente, e isto no seguimento do que tenho vindo a escrever sobre os jovens e o seu lugar no mundo político, não vejo nos candidatos portugueses propostas concretas para esta camada da sociedade que cada vez mais não tem um rumo definido. Parece que se esqueceram dos que amanhã vão assumir responsabilidades e tomar os nossos lugares.
Para onde caminhamos?!
Ricardo Trindade Carvalhosa  (membro da Coordenação Nacional do +D)

Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina.

Sem comentários:

Enviar um comentário