quarta-feira, 19 de junho de 2013

[Opinião +D] O Gatilho


Talvez não tenha ainda chegado o tempo. Talvez estejamos todos ainda longe do momento em que a mente de um número suficiente de cidadãos se abre e adere a uma renovação da democracia pela via directa e participativa. Talvez a crise económica, financeira e de valores não seja ainda demasiado forte para fazer despertar a sociedade do torpor. Talvez os Portugueses estejam ainda demasiado condicionados por décadas de bovinização mediática. Talvez, talvez, talvez.

Ou talvez tenha que ser mesmo assim: a urgência do momento faria crer que este seria o momento ideal para lançar um projeto nacional de renovação democrático através da introdução de elementos de democracia directa e participativa no actual sistema democrático. Mas a verdade é que esta caminhada parece cada vez de mais longo fundo do que um sprint. Os tempos ainda não estão maduros para que ocorra uma adesão massiva a esta revolução discreta e pacífica que se avizinha...mas hoje - como nunca antes no passado recente - existe uma ebulição, uma insatisfação crescente dos cidadãos, para com o Sistema que ainda não está a ser canalizada nem focada.

Falta um gatilho. Algo que capitalize esta insatisfação dispersa, esta energia sem foco nem direção, que se esgota em protestos de rua mais ou menos inconsequentes (e que a Situação adora, porque distraem as massas). Não sabemos o que será esse gatilho. Sabemos que Será, mas não sabemos quando, nem onde, nem o que Será. Mas Será.

Estejamos atentos.





Rui Martins (membro da Coordenação Nacional do +D)

Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D

Sem comentários:

Enviar um comentário