domingo, 23 de junho de 2013

[Opinião +D] O Brasil está a acordar de um sonho lindo

A Nação brasileira, decididamente, acordou. Depois dos levantamentos das populações dos países do Magrebe, da Turquia, dos países intervencionados ou em processos de consolidação de contas públicas, eis que o Brasil entra em sobressalto, praticamente em todo o seu imenso território.

Apesar da economia brasileira ter crescido significativamente nas últimas duas décadas ( 2,2% na década de 90 e 4% na seguinte), e de ter reforçado as politicas de combate à pobreza, o povo brasileiro não perdoa aos partidos políticos que têm governado o país,  a debilidade persistente das estruturas de saúde, de educação e dos transportes públicos nas grandes cidades, nem  a perceção que têm sobre a  impunidade dos políticos corruptos, a nível federal e estadual.

As experiências de democracia participativa, em curso em diversos estados do Brasil, só podem estimular os brasileiros a consciencializar a perversão de prioridades politicas e levantarem-se, designadamente, contra investimentos de duvidoso retorno social, como ocorre com o plano de investimentos dos estádios de futebol para a organização de um conjunto de eventos internacionais (Campeonato do mundo de futebol de 2014 e Olimpíadas de 2016).

Bem pode a Presidente Dilma Roussef proclamar que “quero contribuir para uma ampla e profunda reforma política que amplie a participação popular” e defender "mecanismos de controlo e transparência" para que o cidadão tenha acesso aos dados e às despesas do governo.

Os políticos têm cada vez menos credibilidade, porque é cada vez maior o divórcio entre as promessas politicas não cumpridas e a realidade quotidiana dos cidadãos. Acresce que em 2012 a economia quase que estagnou, apesar dos avultados investimentos em curso. A frustração está achegar ao povo provavelmente mais otimista do mundo. Mesmo numa economia plena de oportunidades, como é o Brasil, parece que o Brasil está a acordar de um sonho lindo.

 

Fernando Lucas (membro da Coordenação Nacional do +D)

Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina.

Sem comentários:

Enviar um comentário