quinta-feira, 13 de junho de 2013

[Opinião +D] Injuriar o PR

Chamar “ladrão” ou “palhaço” ao Presidente da República, vale aos autores a perseguição da máquina judicial. Embora alguns ainda afirmem a independência da justiça, vemos neste concreto que a Lei se ergue em defesa do representante da República e torna os ditos em injúrias agravadas.

Mas se o injuriador esclarecer ou explicar e o ofendido aceitar a explicação, o tribunal dispensa de pena. Ora nesta guerra não declarada em que já vivemos há mais de cinco anos, esclarecer porque se sente vontade de chamar nomes a quem quer que represente o poder instalado, é desnecessário.

Quando um cidadão não se contém e chama mesmo nomes, desabafa, descarrega o que o oprime e deprime, o que só por si já é um ato de saúde preventiva. Se as relações entre o Estado e o Cidadão andassem aceitáveis, usar a Lei faria sentido pois nem o mais easy going gosta que chamem nomes a quem o representa. Mas não parece que os cidadão se sintam representados por quem detém o poder, o que é agravado pela impossibilidade de participar. A ilusão que de 4 em 4 anos lhe é servida como democracia, só serve para o que se tem hoje.

Resta ao Povo o exercício da pouca liberdade e que passa mesmo pelo desabafo! Incomoda? Quando um exercício de liberdade incomoda os concidadãos é porque estes não estão preparados para a usarem.


Maria Leonor Vieira (Membro da Coordenação Nacional +D)
Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina.

Sem comentários:

Enviar um comentário