sexta-feira, 5 de abril de 2013

[Opinião +D] Os Relvas e nós …

Ontem à tarde, quando estava numa reunião com um Presidente de Junta daqui do concelho de Santarém onde sou candidato à Presidência da Câmara, chegou e juntou-se a nós um dirigente desportivo da zona que nos disse que tinha acabado de ouvir na rádio que Miguel Relvas já não era ministro, tinha apresentado o seu pedido de demissão do cargo ao “grande chefe”, o primeiro- ministro Passos Coelho. Acreditem que de início achei que ele estava a brincar, mas como não era dia 1 de abril…

Pouco depois, uma amiga enviou-me uma mensagem em que dizia: “Relvas demitiu-se. O primeiro “rato” a abandonar o barco que vai naufragar brevemente?”. Só hoje à hora de almoço é que lhe consegui responder (faço-o normalmente aproveitando este período de sossego quando almoço sozinho): “O problema é que o barco que vai afundando alegremente é o nosso país e o Relvas, o Governo, os partidos e muitos outros são os que lhes vão fazendo os buracos que deixam que a água entre…”

A troca de mensagens continuou e a conversa seguiu noutro caminho que já aqui não vem ao caso e acabei por não lhe dizer a parte mais importante. Bem mais importante do que os jogos políticos que levam a que esta demissão, que, segundo o próprio, já estava acordada com o primeiro-ministro há semanas, tenha lugar na véspera do suposto anúncio da decisão do Tribunal Constitucional quanto ao orçamento, o que previsivelmente levaria a esquecer rapidamente esta questão. E até mais importante que o facto de se conseguirem licenciaturas por favores.

O que eu não cheguei a dizer à minha amiga foi uma coisa muito simples: é que continuamos a assistir da bancada a vergonhas como esta e a muitíssimas outras e pouco fazemos no terreno para as modificar… 

Mas ela sabe-o, como quase todos nós sabemos, só que assobiamos para o ar para não termos de o assumir e de agir!...


 
 
 
Francisco Mendes (Membro da Coordenação Nacional +D)

Sem comentários:

Enviar um comentário