terça-feira, 5 de março de 2013

[Opinião +D] Vai uma aposta?

No início deste ano, no dia 3 de Janeiro, o + D = Democracia em Movimento juntou-se ao MIL: Movimento Internacional Lusófono, na defesa da causa das Candidaturas Independentes. Fomos recebidos na Assembleia da República, na sua Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, para defender a Petição “CONTRA A PARTIDOCRACIA – EM PROL DE UMA VERDADEIRA DEMOCRACIA REPRESENTATIVA”.


Mais recentemente, o MIRE: Movimento Independente para a Representatividade Eleitoral também esteve na Assembleia da República a defender a mesma causa, sendo que a resposta foi precisamente igual – como se pode ler na imprensa: “Os partidos políticos vão manter o monopólio da representatividade eleitoral no Parlamento. Do Bloco de Esquerda ao CDS-PP, os vários representantes partidários deixaram clara a sua intenção de voto quanto à possibilidade de cidadãos independentes poderem concorrer à Assembleia da República sem estarem alinhados em listas partidárias.”


Nada que surpreenda: os partidos prezam muito a sociedade civil e a afirmação da cidadania. Desde que, obviamente, não se ponha em causa a nossa Partidocracia. Podemos pois promover mil e uma Petições e encher as praças do país, como aconteceu este fim de semana, que nada de substancial mudará. Erro, colossal, o deles: o ruir da Partidocracia começou na península itálica (com o Movimento 5 Estrelas, presente, por videoconferência, no nosso último debate) – em breve chegará à península ibérica. E sem pedir licença. Vai uma aposta?




Renato Epifânio (membro da Coordenação Nacional do +D)

1 comentário:

  1. Ainda se não deram conta que "se não tapa o sol com uma peneira". Mas, breve se surpreenderão. Não querem perceber que o sistema existente, "a partidocracia" está caduco e, em breve ruirá. Nisso aposto.

    ResponderEliminar