terça-feira, 12 de março de 2013

[Opinião +D] Essa Revolução Democrática Participativa que faz falta:

Estive ontem, juntamente com muitos amigos do MaisLisboa.org, na apresentação da candidatura autárquica independente MaisSantarem.MaisDemocracia.org. E foi uma honra estar presente na primeira candidatura nacional de matriz Participativa para as Autárquicas de 2013. Esta lufada de ar fresco é preciosa numa época em que a democracia se encontra suspensa, por imposição dos nossos credores -  mascarados de "troika" - e onde os políticos eleitos se transformam em demagogos aguardando a sua vez numa eterna dança das cadeiras ou em dóceis sabujos, ansiosos por agradarem aos donos e salivando pavlovianamente perspetivando uma carreira futura em Bruxelas.

A democracia precisa de renovação. E esta não será feita através dos partidos políticos que nos levaram a este protetorado europeu que hoje nos rege. Nem através de novos partidos que não dão sinais de surgir. Nem pela Rua, pelo protesto inconsequente ou desorganizado. A democracia será renovada quando os cidadãos decidirem tomar nas mãos os seus próprios destinos, se organizarem em associações cívicas, em movimentos de cidadãos e "invadirem" o sistema político com uma vontade de Participação, uma Exigência de Democracia que coloque os Banqueiros no seu lugar, os eurocratas que nos telecomandam de volta aos seus gabinetes dourados em Bruxelas e Estrasburgo, e todos estes Estranjeirados que hoje fingem que nos governam para fora da política ativa nacional.

E os cidadãos têm agora uma oportunidade soberba para começarem essa Revolução Participativa que hoje se impõe como única saída para uma Depressão económica, social e moral para onde os Partidos políticos e - sobretudo - os baixos níveis de participação cívica e política dos cidadãos a empurraram: as eleições autárquicas de setembro-outubro deste ano. Juntemo-nos à candidatura de Francisco Mendes em Santarém, a todas as candidaturas de vocação participativa que o www.maisdemocracia.org vai apoiar pelo país fora, a todas as outras candidaturas autárquicas que o Movimento vai apoiar (por exemplo, em Lisboa ao projeto www.MaisLisboa.org) e comecemos essa Revolução Participativa que hoje se impõe como via única para a saída desta crise da Democracia Representativa que hoje vivemos.




Rui Martins (membro da Coordenação Nacional do +D)

Sem comentários:

Enviar um comentário