quinta-feira, 14 de março de 2013

[Opinião +D] Habemus Papam


Acabámos de saber que o novo Papa foi eleito.
A sua eleição interessa muito aos católicos de todo o mundo, mas também interessa aos laicos, dada a sua  influencia moral no devir da Humanidade actual.
A grande pergunta que todos fazem é se este Papa é um homem da continuidade ou de rupturas, de uma Perestroika vaticaniana.
São tantas as questões que o novo Pontífice vai ter de enfrentar que o seu posto não é invejável, se levar  muito a sério os desafios dos nossos tempos.
Antes de mais, quando vai ter conhecimento do célebre documento secreto, encomendado a três cardeais da sua confiança por Bento XVI, que quando o leu ficou em choque e que segundo alguns, o levou a resignar. O texto deu-lhe a conhecer lutas internas pelo poder, complots por dinheiro e pelo meio, muito sexo, sobretudo homossexual, tão condenado pela igreja.
Para alem disto, o novo Papa vai ter de dar sinais sobre a forma como vai lidar com a pederastia no seio da Igreja, questão que a Cúria quer ver  tratada de outra forma pois a abordagem, aliás tímida para a opinião  pública mas corajosa de Bento XVI, desagradou-lhe muito. Recorde-se que ele pediu perdão publicamente, às vitimas. Será que o novo Papa vai aprofundar com coragem estes caminhos iniciados pelo seu antecessor?
Depois, há os problemas há muito por resolver e que esperam uma resposta significativa: a prevalência do dogma, perante os conhecimentos da ciência, a manutenção do voto de castidade do clero, o  facto do casamento ser só considerado como uma ferramenta da procriação, a valoração da sexualidade como factor da construção da personalidade positiva, a valoração das mulheres ao sacerdócio e depois   questões de que se prendem com a governança da  Igreja em época de crise, pretender continuar a eximir se de pagar impostos nos países onde está e a reforma da Cúria tão poderosa e rasteira. Há ainda os problemas que se prendem com o culto litúrgico, que sendo tão complicado pode afastar fieis, para alem do latim ainda usado em muitas cerimonias.

Enfim, será o novo Papa quem vai reabrir os dossiers nunca cumpridos, do concilio Vaticano II?
Eis o que grande parte da Humanidade quer ver respondido.
Acaba de ser eleito o novo Papa, um cardeal argentino!
A Igreja sai ao fim de muitos séculos da Europa, desde o séc.VIII, para viajar para a América Latina, a Argentina onde o cristianismo floresce.
O novo Papa, Francisco o nome que escolheu, no seu país, foi contra o casamento dos gays e  contra a adopção por pais do mesmo sexo, o que levou a Presidente Kirchner a dizer que ele  tomava posições medievais!
 


        



  António Serzedelo (membro da coordenação nacional do +D)

Sem comentários:

Enviar um comentário