segunda-feira, 25 de março de 2013

[Opinião +D] “Nós, cidadãos lusófonos”


É já na próxima semana que irá decorrer o I Congresso da Cidadania Lusófona: dias 2 e 3 de Abril, na Sociedade de Geografia de Lisboa. Nas palavras dos seus organizadores, terá este dois propósitos fundamentais:

- Promover o conceito de “Cidadania Lusófona”, fazendo o diagnóstico sobre o estado da Sociedade Civil em todos os países e regiões do Espaço Lusófono.

- Promover a criação de uma Plataforma de Associações Lusófonas (PALUS), congregando Associações da Sociedade Civil de todo o Espaço da Lusofonia.
Parece-nos, desde logo, importante este conceito de “Cidadania Lusófona”. Não por exclusão de qualquer outro. Todos nós nos afirmamos, por um lado, como cidadãos portugueses e, por outro, como cidadãos do mundo. Também nos afirmamos como cidadãos europeus.
Falta afirmarmo-nos igualmente como cidadãos lusófonos. Tal como tem faltado a Portugal assumir mais essa dimensão. Uma vez mais, não por exclusão. Bem pelo contrário. Ao assumir mais a sua dimensão lusófona, Portugal só poderá reforçar a sua posição à escala europeia e mesmo no âmbito global. Que este Congresso consiga pois atingir os seus propósitos. Todos nós, portugueses, teremos a ganhar com isso.






Renato Epifânio (membro da Coordenação Nacional do +D)


Sem comentários:

Enviar um comentário