domingo, 3 de março de 2013

[Opinião +D] O Povo Saiu à Rua para Dizer “Basta!”

O Sábado dia 2 de março de 2013 ficará na história do país, como o dia da maior manifestação popular realizada após os acontecimentos políticos de 1974.

Durante cerca de 4 horas, em mais de 40 cidades do pais e muitas outras cidades europeias, grupos de cidadãos mais ou menos organizados, emergiram em manifestações empunhando cartazes contra a política de austeridade “selvagem” que o governo tem persistido em aplicar à Nação, nos dois últimos anos.

Nos dias anteriores as redes sociais encheram-se de mensagens mobilizadoras, multiplicadas vezes sem conta, e repercutidas em quase todos os órgãos de comunicação social, percebendo que este evento, iria repetir a dimensão do que lhe precedeu em 15 de setembro passado.

E uma vez mais, “o melhor povo do mundo” manifestou-se sem medo, nem concessões a práticas de vandalismo, que pelas mesmas razões em causa temos observado noutras paragens.

Apesar destes levantamentos populares, o Governo persiste no propósito de continuação e aprofundamento das suas políticas, apesar dos resultados mais que desastrados que elas têm causado: crescimento imparável da dívida pública, rigidez na descida do deficit orçamental do Estado, desemprego nunca visto em Portugal, insolvências de empresas e cidadãos, emigração da juventude qualificada, com consequências demográficas potencialmente ruinosas das politicas de pensões, etc. e o consequente desespero e angústia que se revela entre a população, que votou e não votou nos partidos do governo,  e que se capta nas conversas de rua, por todo o lado.

Por isso, o Movimento +D incorporou-se na manifestação em vários pontos do pais, reclamando mais democracia e em particular, mais democracia participativa para cortar a distância entre eleitos e eleitores na formulação das politicas que nos governam.

E continuaremos por todo o pais a reforçar a nossa intervenção politica, cientes que numa democracia moderna dispomos de novas tecnologias para fomentar a participação dos cidadãos na discussão das politicas nacionais e locais. A começar pelas escolhas dos seus eleitos.

 

Fernando Lucas (membro da Coordenação Nacional do +D)


Sem comentários:

Enviar um comentário