sexta-feira, 31 de maio de 2013

[Opinião +D] Com a Crise Instalada

Com a crise instalada as pessoas vão gradualmente tomando consciência que os partidos ao longo dos tempos foram mais e mais ficando enredados e sendo uma óptima incubadora para jogos de interesse, lobbies e até mesmo muita corrupção. E, por isso, vão cada vez mais estando revoltadas com estas estruturas e progressivamente caminhando para não poder nem ouvir falar em partidos.

A solução para este estado de coisas só pode assim passar pela aposta em candidaturas de grupos de cidadãos, normalmente apelidadas de independentes.

Queria aqui dizer-lhes que considero que se os partidos políticos não se tivessem adulterado, se cumprissem a sua missão de forma pura e para o que foram criados, não era necessária a intervenção de terceiros nas candidaturas a cargos autárquicos ou outros quejandos podendo os grupos de cidadãos não interventivos nestas estruturas dedicar-se na mesma ao bem comum mas só em associações, clubes, instituições de solidariedade, etc.

E assim vão surgindo para estas eleições autárquicas pelo país fora um número muito mais elevado de candidaturas independentes do que aconteceu para mandatos anteriores.

Mas uma candidatura só por ser independente de partidos, só por não estar associada ao logotipo de um partido, não é automaticamente e só por isso uma boa candidatura nem sequer isenta.

Para além disso, um grande número das que vão aparecendo são de gente que se candidata porque o partido A ou o partido B a que sempre pertenceram os renegaram, escolheram outro!

E há ainda os que se dizem independentes só porque não são filiados no partido mas concorrem por ele.

Enfim há de tudo. Mas, na realidade, na minha opinião, a verdadeira candidatura independente, ou melhor, de grupo de cidadãos, é aquela que abarca gente que já se reviu em partidos da tradicional esquerda à direita e muitos outros que não têm nem nunca tiveram qualquer ligação, nem defenderam as ideias de qualquer partido.

Ou seja, há que estar atento e escolher bem…








Francisco Mendes (Membro da Coordenação Nacional +D)

Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina.

Sem comentários:

Enviar um comentário