segunda-feira, 13 de maio de 2013

[Opinião +D] Condições de trabalho: o horror que vem do Bangladesh


O desmoronamento que se seguiu a um incêndio, num prédio que albergava diversas fábricas têxteis, e que causou mais de mil vítimas mortais, veio recordar-nos quão sinistra tem sido, por vezes, a transferência do ocidente para o oriente, das indústrias de maior conteúdo em mão de obra.

Disse a notícia, que “o edifício, onde operavam cinco fábricas de roupa que forneciam conhecidas marcas ocidentais, como a britânica Primark e a espanhola Mango, desabou a 24 de Abril nos arredores da capital do Bangladesh, Daca. E ainda que “as autoridades do Bangladesh anunciaram na quarta-feira o encerramento de 18 fábricas têxteis naquele país por razões de segurança.

Afastando as produções dos mercados de consumo, as marcas globais disponibilizam aos consumidores produtos obtidos em condições que jamais seriam aceitáveis para trabalhar por esses mesmos compradores, por falta de condições de saúde, proteção e dignidade humanas.

É por isso necessário exigir maior transparência e atenção à forma como as empresas multinacionais subcontratam os seus processos produtivos, e levar a denúncia da falta de condições de trabalho ao conhecimento dos consumidores conscientes. Sem prejuízo da solidariedade global, com todos os povos do mundo que lutam pela oportunidade de acesso ao trabalho, como condição de uma vida digna.


 

Fernando Lucas (membro da Coordenação Nacional do +D)

Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina.


Sem comentários:

Enviar um comentário