quinta-feira, 20 de novembro de 2014

[Opinião +D] Oh palerma eu aqui e tu aí!

Tenho o privilégio de trabalhar, em Santarém, numa zona que junto do terminal rodoviário e do grande jardim colado ao centro histórico, é particularmente movimentada e bonita. Gosto de chegar à janela e ter um  jardim que em dias mais quentes está sempre cheio de gente que se desloca ou utiliza alguns dos equipamentos desportivos disponíveis. Não estou, portanto metido num buraco escuro iluminado pelos néons ou LEDs que até a alma amarelecem. Claro que num local como este há uma avenida de quatro faixas que incessantemente é percorrida por veículos em ambas as direcções. O movimento é muito e nalgumas alturas tem um frenesim próprio daqueles festins de alimentação animal que nos entram pela casa adentro trazidos pelos sacrossantos programas sobre a Natureza. Numa artéria com tanto movimento de pessoas e tráfego existem vários atravessamentos regulados por semáforos acionados pelos peões. É outro fator de distração verificar como alguns seres inteligentes dançam entre o trânsito fintando as máquinas qual tourada imaginária em que um requebro de anca desvia o perigo para as calendas. A recorrência destas atitudes antevê a impunidade do ato. Noutro dia, estando à espera que mudasse a cor do sinal e pudesse atravessar na interrupção do fluxo do trânsito, alguns jovens (Mas tenho visto de todas as idades a fazer o mesmo!) desafiando «valentemente» a sorte fizeram-se à estrada e passando nos intervalos, lá se puseram na outra margem. Chegados lá e porque alguns menos afoitos esperavam pela autorização luminosa,  começaram a incentivá-los a seguir-lhes o exemplo. Este mecanismo impulsiona-nos em grupo para comportamentos menos racionais e é esse o  segredo do sucesso dos desmandos a que temos assistido. Quem presenciou, na altura, interviu e a coisa sossegou. Ou seja a pressão dos espectadores é decisiva. Ai se a inércia coletiva estivesse de férias! 
A Cultura e a Educação são os grandes impulsionadores da proatividade mas vejam por onde andam. Vou continuar a apreciar este local, este jardim, esta cidade, este país e esperar que as pessoas se comportem para além das origens estritamente animais.


Carlos Seixas  (membro da Coordenação Nacional do +D)



Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina.

1 comentário:

  1. Calhou passar por aqui e ofereço os meus blogs:

    http://meditacaoparaasaude.blogspot.com

    http://leiturasparaavida.blogspot.com

    ResponderEliminar