domingo, 16 de novembro de 2014

[Opinião +D] Falta de associativismo jovem

Recentemente tive necessidade de contactar algumas associações juvenis, para as convidar para uma ação de carácter político e social, onde o Mais Democracia vai participar e cheguei à conclusão que existem apenas algumas a nível local e regional. Mas não existe nenhuma a nível nacional. 
Porque será que não existem associações juvenis a nível nacional? Serão os jovens os únicos responsáveis por esta situação?
Será que o Ministério da Educação não deveria criar nas escolas secundárias uma disciplina de “Introdução à Política”, como chegou a haver no passado, para despertar consciências? Ou será que não existe interesse político em termos um povo esclarecido que se reúna em associações que debatam assuntos políticos?
Deveria ser nas escolas que devíamos despertar esta consciência política porque é nesta altura que se criam as bases para uma vida futura.  
Será que a geração anterior não nos soube despertar o interesse nestes assuntos e criou a imagem de que não vale a pena interferir nos assuntos do país porque independentemente de quem ganha, as promessas nunca são cumpridas?
É fácil fugir à responsabilidade, mas também é verdade que a grande maioria de jovens não toma a iniciativa de se associarem para debater e tentar resolver os problemas de um país que vão herdar um dia.
O associativismo juvenil é importante porque é um meio de exercer a cidadania. As associações são espaços em que se conquista um sentido de pertença a uma comunidade, portadora de valores e ideais e ajudar a definir políticas e estratégias na área da juventude.
É urgente mudar mentalidades e que a juventude mostre mais interessante em participar mais ativamente nos problemas do país para que quando formos chamados a tomar decisões, o possamos fazer em consciência.  

Carlos Assunção (membro da Coordenação Nacional do +D)


Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina. 

Sem comentários:

Enviar um comentário