terça-feira, 11 de novembro de 2014

[Opinião +D] Big Brother is watching you!

Leia com atenção o texto que transcrevo abaixo e depois responda, por favor, às minhas perguntas e coloque a si mesmo as suas próprias interrogações.
Continua a sentir-se livre?! Num sistema democrático mesmo?! Não sente que as palavras Liberdade e Democracia já não são mesmo mais nada para além de palavras?!
Até quando vamos continuar a deixar-nos levar?! Não se esqueça, quando acordarmos poderá já ser tarde…
“As autoridades portuguesas fizeram 354 pedidos de informação sobre utilizadores e contas do Facebook aos administradores da rede social, só no primeiro semestre deste ano. Os números foram divulgados esta semana, no terceiro relatório do Facebook sobre pedidos de informação de 83 países.
No total, a rede social recebeu 34 946 mil pedidos de informação sobre utilizadores, incluindo endereços de IP, mensagens e informações de contas, uma subida de 24% em relação ao semestre anterior.
Portugal é o 10.º país com mais pedidos e, segundo o relatório, em 40% dos casos foram apresentados dados. O número de pedidos das autoridades mais do que duplicou: no último semestre de 2013 tinham sido 140.
Os EUA lideram a lista com mais de 15 mil pedidos, que foram atendidos em 80% dos casos. A Índia com cerca de 4500 e Alemanha com 2537 completam o "pódio". França, Inglaterra, Itália e e Brasil vêm logo a seguir.
O relatório diz que ainda que o conteúdo censurado por causa de leis locais subiu 19%. Índia, Turquia e Paquistão são os países onde estas restrições são mais visíveis, mas Rússia, Alemanha e França também têm algumas dezenas de ocorrências deste tipo registadas.
O Facebook salienta que "escrutiniza todos os pedidos de governos" para a certeza que estão cobertos pela lei de cada país.
Em setembro a Google também revelou um aumento de pedidos de governos e de tribunais de todo o mundo para entregar dados de utilizadores, no seu décimo Relatório de Transparência. No primeiro semestre Portugal fez 338 pedidos e obteve resposta para 53%.” 
in DN online – 2014.nov.06

Francisco Mendes (Membro da Coordenação Nacional +D)

Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina.  

Sem comentários:

Enviar um comentário