sábado, 8 de novembro de 2014

[Opinião +D] Timuro, Timuro dader diak *


Sim é verdade, an kara koíalia tetum*! (sim, algumas palavras!)

Mas não falo, pelos vistos, da mesma forma que a política local prefere, a linguagem da corrupção tomada de assalto pelos seus actores políticos. Poucos sabem mas sou filho de um português nascido em Dili, que sempre se considerou timorense e todas essas causas e relações  me tocam como uma herança pesada e com um olhar fraterno por este País.

Mas mesmo apesar desse olhar fraterno não posso aceitar que Xanana Gusmão não queira apurar os factos para punir, caso seja necessário, os culpados de corrupção deliberada. Desde cedo que Timor é um Estado envolto em polémicas, pairando na surdina o poder petrolífero na então miragem de extracção deste recurso energético que recentemente se tornou uma realidade. Isto, é claro, sem esquecer a troca recente de acusações do primeiro ministro timorense em relação a magistrados portugueses de negligência e erros judiciais que lesaram Timor e a contra acusação na SIC dos juízes portugueses que declararam não ter mexido em qualquer dos casos referidos, uma vez que os processos eram adjudicados a tribunais arbitrais em Singapura. Resta saber então o porquê da ordem de expulsão destes em 48h de solo timorense, sem ter qualquer acusação formal, provas de falhas ou direito a defesa. Enfim! Fica a exigência de esclarecer a Portugal e aos seus cidadãos essas irregularidades dos juízes portugueses com prolíferas internacionais e como poderia haver tal relação.

Além disso, não se pode fazer com que os órgãos de justiça fiquem comprometidos uma vez que esta situação pode colocar em causa os princípios democráticos de uma tão jovem república independente.

Este incidente diplomático pode arrastar a outros maiores. Esperemos que as boas relações se mantenham entre Portugal e Timor e que este erro passe a ser uma peripécia do passado.

Desculpem o desvio ao tema habitual "Juventude e seus problemas", mas considero demasiado importante este assunto, não só pelas raízes que tenho, mas também pelo facto de que Portugal ficou enxovalhado no meio disto tudo.

Em fim o tempo dirá!

*traduções do tétum:
dader diak= bom dia
an kara koíalia tétum= eu sei falar tétum


Ricardo Trindade Carvalhosa  (membro da Coordenação Nacional do +D)


Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina.

Sem comentários:

Enviar um comentário