domingo, 20 de outubro de 2013

[Opinião +D] A Política

Fui ver ao dicionário e eis o significado de Política: sf (gr politiké1 Arte ou ciência de governar os povos. 2 Arte ou ciência da organização, direcção e administração de nações ou Estados. 3 Aplicação desta arte nos negócios internos da nação (política interna) ou nos negócios externos (política externa). 4 Orientação ou métodos políticos.
Devia, portanto, ser esta a prática dos políticos. Analisando ponto por ponto, a política é uma arte ou ciência, por isso, exige conhecimento e sabedoria e não carreirismo. Ou seja, um político deveria ser eleito pela sua competência e devia estar pronto a prestar um bom serviço ao seu país quando exerce a governação. Devendo existir consequências para quando assim não acontece.
Os políticos deviam ser capazes de organizar, dirigir e administrar as nações e não deixá-las afundar no caos e desordem. Deviam, também, saber aplicar essa “arte” por forma a saber salvaguardar os negócios e interesses do país que representam. Atenção, não se trata dos interesses pessoais mas sim os interesses do seu país. Por fim, é preciso ter orientação e método, não basta ter-se desejo ou apenas ambição.
Quem está a ler este texto deve estar a pensar que isto é básico. É verdade, é básico mas, ainda assim, parece que os nossos políticos não sabem isto. Ou se sabem praticam-no muito pouco.
Sinto que cada vez há menos gente de valor a dedicar-se à política. Sinto que cada vez se dá menos valor à transparência, integridade, nobreza de carácter, capacidade de trabalho, educação, formação, dedicação e ao valor da palavra dada. São estes e outros valores semelhantes que deviam forjar um político. Infelizmente parecem estar a deixar de ser importantes e, infelizmente, não sou só eu a senti-lo. Isto está patente nos resultados da abstenção e na crescente alienação da população face a cada ato eleitoral que se apresenta.
Os políticos de hoje são, maioritariamente, fruto de carreirismo e desejo de escalar rapidamente a hierarquia partidária. Por isso, essa “ciência” ou “arte” deixou de ser vista como tal e é hoje mais conotada com lobbies, protecionismo de interesses, favorecimentos ilícitos, etc. Com isto ninguém ganha, todos perdemos.
Estes fenómenos minam os próprios partidos. Criam-se fações e divisões internas que, muitas vezes, acabam por destruir projetos que, à partida, tinham tudo para dar certo. Muitas vezes, afastam gente de valor que acaba por se cansar de todo este clima de ambição desmesurada e doentia. Por outro lado, isto não acontece apenas nos partidos grandes. Também nos pequenos partidos aparecem tais figuras emergentes. Gente que tudo quer e em pouco tempo de preferência mas que nada dá e em nada contribui.

A política e os políticos deviam voltar a enobrecer-se não apenas por si e pela sua imagem mas porque deviam realmente existir para servir o bem-estar da sua nação e do seu povo. Deviam ser o exemplo e não a exceção. Deviam ser o modelo e não o repúdio. Que a política volte a ser uma “arte” e uma “ciência” e que os políticos a saibam honrar e exercer.


Margarida Ladeira (Membro da Coordenação Nacional +D)
Este comentário é da exclusiva responsabilidade da sua autora

Sem comentários:

Enviar um comentário