domingo, 13 de outubro de 2013

[Opinião +D] Mais 10% exigidos à função pública

Os funcionários públicos tem vindo a ter cortes nos seus rendimentos desde 2011, ou seja, há quatro anos consecutivos. Começou ainda no tempo de Sócrates e ainda antes da chegada da Troika. O governo quer cortar novamente nos seus salários. Continuam a seguir a mesma receita e comentadores como Marques Mendes avisam que a continuar assim “irão perder os melhores”. Como se isso não estivesse já a acontecer. Pouco criativo, o governo prossegue na fórmula fácil para se continuarem a seguir as medidas de austeridade.
Numa família onde pai e mãe são funcionários públicos isto pode significar muita coisa, sobretudo, se o salário de ambos rondar os tais 600 euros. Será que os políticos deste país tem a noção do isso significa? Sinceramente, não me parece.
A par desta medida parece que o governo pretende também cortar nas subvenções dos políticos. A ver vamos porque eu só acredito depois de ver. Perante esta perspetiva já há uma série de “senhores” incomodados. Eu queria era ver os ditos senhores a dar o exemplo. Sim porque se exigem sacrifícios aos funcionários públicos deviam estar prontos a fazê-lo também. Ou então troquem. Vivam eles e as respectivas esposas com 600 euros de ordenado por mês.
Há quem ache que isto é normal e que a reforma da função pública implica isto. Estão enganados e esses não entendem que os funcionários públicos e alguns dos seus serviços são vitais ao país e que perde-los e perder qualidade nestes serviços é tornar o país mais pobre para todos. Veja-se o caso da saúde e da educação onde se tem tomada medida desastrosas, atabalhoadas e completamente incompetentes.
E afinal para onde vão os cortes que estão a ser feitos na despesa? E porque não avançaram realmente com os cortes nos subsídios para fundações de carácter duvidoso e que em muitos casos nem se sabe ao certo porque existem? E quando é que se investigam a fundo as grandes empresas e dos lucros que fazem graças às PPP’s. E o caso BPN? Fica por aqui? E quando será que acabam com as exorbitantes regalias dos deputados e ex-políticos? Pergunto-me até quando aguentaremos, tranquilamente, tanto roubo e incompetência política.


Margarida Ladeira (Membro da Coordenação Nacional +D)
Este comentário é da exclusiva responsabilidade da sua autora

Sem comentários:

Enviar um comentário