terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

[Opinião +D] Passa de ano para não gastarmos!...

O presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), David Justino, ex-ministro da educação PSD, diz que as elevadas taxas de retenção de alunos são “o problema mais grave do sistema educativo”. (Explicando: retenção era o que ser costumava chamar chumbo!...)
Segundo o mesmo David Justino, a coisa envolve cerca de 150 mil alunos do ensino público e privado, básico e secundário, com um custo de cerca de 600 milhões de euros, dado que se admite que cada aluno custa ao Estado cerca de 4 000 euros por ano.
Mais uma vez vai certamente haver a tendência para fazer reduzir as pessoas (neste caso os jovens) a números. E a “necessidade” de poupar, a falta de verbas, servirá na perfeição mais uma vez também de desculpa. Este estudo e estas afirmações vão ser alibi para o facilitismo. Consequências? Mais e mais degradação do nosso sistema de ensino e má formação dos nossos jovens que deverão ser já amanhã o futuro deste país…
Continuemos a pensar assim que vamos longe…

Francisco Mendes (Membro da Coordenação Nacional +D)

Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina.  

Sem comentários:

Enviar um comentário