quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

[Opinião +D] Amor próprio

Atravesso o Carnaval com alguma indiferença e não é que as imagens do outro lado do Atlântico sejam um apelo inócuo. As cores, os ritmos, a sexualidade delirante contribui para o sucesso de um modelo de Verão que na Europa queremos reproduzir em pleno Inverno com o sucesso de insucesso em insucesso. Teimam, comunidades inteiras, em levar a cabo desfiles incaracterísticos e deprimentes na grande maioria das vezes. Safa-se destes cortejos a exaltação de uma manifestação coletiva. 

Em zonas mais remotas, persiste uma prática a que alguns retornam e insistem em manter viva como uma memória que faz sentido e dá sentido à partilha desses momentos. Há um sentimento atávico e forte que vai fazendo o seu caminho e ligando os participantes ao mundo que os rodeia. 

Aconselho, na linha deste meu desabafo, o visionamento do programa O Povo que ainda canta, todas as quintas, na RTP II(23.00 h). São 20 minutos de puro encanto no desfiar de uma memória trazida dos mais variados cantos de Portugal, por novos e velhos naturalmente tecidos nos  seus territórios de origem ou adoção. São 20 minutos de quem canta como quem fala da sua terra, da sua vida, de todos nós. É um trabalho que vem no seguimento de um projeto do Tiago Pereira, A Música Portuguesa A Gostar Dela Própria. Vejam por uma questão de amor próprio esta mistura fina.


Carlos Seixas  (membro da Coordenação Nacional do +D)



Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina.

Sem comentários:

Enviar um comentário