terça-feira, 2 de julho de 2013

[Opinião +D] Movimentos Independentes - Novas constelação de FUTURO

Em períodos de mudança torna-se relevante atender ao que a história conta, as ciências avançam, a cultura constrói e os atores fazem acontecer. Na história económica os modelos que assentam na cooperação/associação, forma natural de viver, são os que apresentam maior ancestralidade bem como mais capacidade de se ajustarem às mudanças. Não obstante todas as incertezas que se vivem, tanto local como globalmente, temos todas as razões para a esperança. A vida e a humanidade constroem sempre os seus equilíbrios.

Portugal, ao longo da sua história, surge como pioneiro das reformas que foi introduzindo sobretudo no ponto de vista jurídico, quando as necessidades o impunham. Não pode ser de outra forma pois, para viver, é inevitável aceitar e integrar as mudanças. A organização social rege-se por políticas com o fim de regular a vida coletiva. Mas o que antecede qualquer transformação são os movimentos espontâneos que vão ocorrendo e tomando formas diversas. Senão pense-se no processo evolutivo geral: Das poeiras cósmicas à pangeia os movimentos agregadores geram dinâmicas que organizam, formas, espaços, natureza e pessoas. Os movimentos agregadores, de atração consubstanciam a existência. Materializam a vida. Os movimentos dissipatórios, de repulsão, desintegram, criam o vazio. Tudo isto se passa na biosfera, macros-fera, socio- esfera. Tudo isto acontece com os grupos humanos. No que concerne aos agrupamentos humanos e reportando à formação e desenvolvimento das organizações sociais e eu evoluir, estes mantém a força dinâmica da coesão manifestando-se, contudo, na diversidade da forma ou estrutura. A sua expressão social vai se constituindo em “mórulas” de desenvolvimento que originam tecidos e organismos. Estes expandem-se em diferentes constelações mas constituem a afirmação sistémica do TODO RENOVADO. Dão origem a novas e potencializadas configurações e são essenciais ao progresso e DESENVOLVIMENTO. Provam-no os crescentes movimentos de independentes que ligando a expressão atomizada de potencialidades e valores da PESSOA, congregam interesses que se manifestam na UNIDADE E DIVERSIDADE. São afirmação do FUTURO e da ESPERANÇA.





Conceição Couvaneiro (Conselho Geral do +D)

Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina.

Sem comentários:

Enviar um comentário