segunda-feira, 1 de julho de 2013

[Opinião +D] Elogio politicamente incorrecto a Mandela

Não parecem ser frequentes as situações em que a elevação ética coincide com a racionalidade político-económica. Às vezes parece até que estas duas posições são por inteiro incompatíveis…

Vem isto a propósito de Mandela. Justamente, ele tem sido elogiado pela sua elevação ética – em particular, na sua relação com a minoria branca sul-africana. E todos os elogios que se lhe possam fazer nesta área não são demais.

Aqui, porém, vamos elogiar Mandela pela racionalidade da sua posição político-económica. Com efeito, ao não se ter vingado da minoria sul-africana, que impôs, durante séculos, um dos regimes mais hediondamente racistas de que há memória – e ele teria todas as razões para o fazer, pois foi, como se sabe, uma das pessoas que mais sentiram na pele a brutalidade do regime –, Mandela preservou a viabilidade política e sobretudo económica do seu país.
Ao contrário de outros líderes africanos que cederam a essa tentação e, com isso, desmantelaram as alavancas maiores das economias dos seus países – lembre-se o caso exemplar do Zimbabué de Mugabe –, Mandela percebeu bem que expulsar a minoria branca (ou “atirá-la para o mar”, como ainda hoje se ameaça) seria suicidário no plano económico.

Não é pois por acaso que, não obstante todos os seus graves problemas sociais, a África do Sul continua a ser o país mais economicamente pujante daquela região. Ao contrário de outros países – incluindo, é bom não esquecê-lo, algumas ex-colónias portuguesas –, a África do Sul percebeu bem que um regime democrático deve distribuir o mais justamente possível a riqueza criada. Mas, para que tal aconteça, importa primeiro que se crie riqueza. Só se pode distribuir o que existe. Não o que se destrói, por muitas razões que se tenham para tal.






Renato Epifânio (membro da Coordenação Nacional do +D)


Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina.

Sem comentários:

Enviar um comentário