quinta-feira, 24 de julho de 2014

[Opinião +D] De bestial a besta …

De banqueiro respeitado, íntegro, competente e influente a corrupto, corruptor, malfeitor e arguido foi um ápice!
Não, não vou aqui falar do BES, nem do GES, nem da RioForte, nem sequer da família Espírito Santo ou de Ricardo Salgado, em particular. Isso foi o que já fizeram nas últimas semanas e continuarão a fazer nas próximas quase dez milhões de portugueses.
Interessa-me sim aqui realçar a volatilidade, a mutabilidade que existe na forma como vemos e definimos os outros. A facilidade com que achamos que alguém é de superior carácter, de superior inteligência, de superiores conhecimentos, e a ainda talvez maior facilidade com que passamos a desprezar essa mesma pessoa por vezes pelas mesmas características pelas quais a idolatrámos. A forma como consideramos determinadas pessoas como suprassumos nisto ou naquilo, algo que nós consideramos que nunca conseguiríamos atingir, só pela projeção mediática que têm, pelo que se evidenciam e pelos cargos que ocupam, e que, quando as conhecemos mais no âmago, verificamos que são um flop.
Costuma-se dizer que se passa de bestial a besta quando, por motivos normalmente  que o próprio não controla e de que muitas vezes nem sequer é responsável, deixa de ser considerado pela generalidade como superior em um ou mais aspetos e passa a ser tido como inferior nesse mesmo ou nesses mesmos aspetos.
Mas, neste caso do referido banqueiro, parece que foi mesmo um passar de bestial a besta de alguém que de bestial nunca teve nada…
Francisco Mendes (Membro da Coordenação Nacional +D)

Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina.  

Sem comentários:

Enviar um comentário