quarta-feira, 2 de julho de 2014

[Opinião +D] Os Alapados

"Em maio, estive na assembleia de freguesia do Areeiro (como freguês e representante local do MaisLisboa, núcleo local do +D) apresentando 12 perguntas ao executivo PSD local. Na assembleia, não obtive qualquer resposta, tendo sido prometida resposta posterior, por email, regressei para casa. Na assembleia seguinte, lavrei por escrito um protesto contra a ausência de QUALQUER resposta. A Presidente da Assembleia de Freguesia deu eco deste protesto na sessão, mas o Presidente de Junta, não só não respondeu a nenhuma das 12 questões, como não explicou à assembleia a motivação de tal atitude.

Na última assembleia, em finais de junho, tornei a trazer questões, apenas 3 desta feita. Uma, sobre a petição MaisLisboa sobre a EMEL não foi entendida, na sua natureza, pelo Presidente. Outra sobre o uso das salas da Junta para debates públicos, não mereceu qualquer resposta. Apenas um pedido de posicionamento da junta sobre a questão do Cinema Londres mereceu resposta, e isto apenas, porque na sala se encontrava um representante do Movimento local de comerciantes, que também tinha levado esta questão à assembleia.

O que se passa na Junta de Freguesia do Areeiro, é sintomático da doença do sistema político-partidário português: a participação dos cidadãos é tida como um "incómodo", que deve ser mantido em níveis mínimos, despida de qualquer eficácia e cuidadosamente contida em limites que a reduzam a ruído de fundo, deixando o curso, condução e exercício das máquinas políticas aos "profissionais", aos partidocratas alapados no poder para se Servirem e não Servirem os cidadãos.

É um problema de atitude e de mentalidades, difícil de mudar, mas que é dever de todos nós lutar e vencer: nos movimentos sociais, nas associações cívicas e nos partidos políticos."

Rui Martins (membro da Coordenação Nacional do +D)

Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina.

Sem comentários:

Enviar um comentário