quarta-feira, 16 de julho de 2014

[Opinião +D Faz Falta

Falta hoje nos partidos políticos espaço e disponibilidade para o diálogo interno. Esta escassez não resulta de as pessoas serem mais acríticas ou acéfalas nos partidos que no seu exterior. Resulta de os partidos viverem num Sistema que não só não estimula e propícia ao surgimento do pensamento critico e original, como convida, ao invés ao seguidismo e ao pensamento único, produto acabado, perfeito e dogmático da mente do "líder iluminado" que, depois todos os seguidores devem fielmente papaguear.

Como quebrar esta cultura de seguidismo acrítico? Quebrando a forma de construir listas: criando listas abertas em voto preferencial, que até internamente no Partido estimulem o pensamento autónomo e aproximem eleitos de eleitores, uninomalizando os sufrágios para as concelhias e distritais e, sobretudo, escutando ativamente os militantes e os cidadãos em geral.



Rui Martins (membro da Coordenação Nacional do +D)

Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina.

Sem comentários:

Enviar um comentário