domingo, 15 de junho de 2014

[Opinião +D] Poder local

Eu, como muitos portugueses, acreditamos cada vez menos nos políticos ou melhor acreditamos cada vez menos nos partidos. Isto porque os partidos se tornaram enormes máquinas de servir interesses deste ou daquele sector e, infelizmente, servem muito pouco o bem comum e o interesse nacional assim que alcançam o poder. E aquela que parece ser uma interminável alternância entre PS ou PSD no comando dos destinos de Portugal ainda agrava mais esta situação.
Acredito que hoje em dia muitos de nós estão tentando mudar este estado de coisas. Mas que fazer para mudar? Os grandes partidos parecem não querer ou não conseguirem mudar a sua própria estrutura interna e modo de funcionar. Depois há os outros partidos. Os ditos pequenos partidos dos quais quase não ouvimos falar a não ser, talvez, nas eleições para logo após estas parece que se evaporam.

A minha esperança vira-se, sem dúvida, para a cidadania e para o poder local. Porquê? Porque acredito que as grandes mudanças exigem tempo, exigem paciência e exigem mudança de mentalidades. Por isso, é nas estruturas locais e de proximidade em que acredito se deve apostar mais para mudar alguma coisas. Presidentes de juntas e Presidentes de autarquias mais bem formados e mais exigentes que façam realmente trabalho juntos das comunidades locais.
Por outro lado, cada um de nós enquanto cidadão devia também tornar-se mais ativo e empenhado politicamente. Devíamos ser os primeiros a apresentar propostas para orçamentos participativos juntos das autarquias, participar nas assembleias de freguesias e apresentar propostas juntos destas estruturas locais. Porque não podemos exigir se somos os primeiros a não fazer, a não lutar pelo que queremos e a não acreditar que algo pode mudar.


Margarida Ladeira (Membro da Coordenação Nacional +D)

Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina.

Sem comentários:

Enviar um comentário