sábado, 28 de junho de 2014

[Opinião +D] Encerramento de escolas

Esta semana veio a público a notícia que o governo ia encerrar 311 escolas do ensino básico por todo o país.  

O critério usado pelo Governo, seria encerrar todas as escolas do primeiro ciclo do ensino básico que tenham menos de 21 alunos.  

As questões que eu ponho são as seguintes:

- Estas medidas irão obrigar crianças de pouca idade a fazer viagens diárias demasiado prolongadas, pondo em causa o bem-estar das crianças e o seu aproveitamento escolar, criando o risco de abandono escolar.

- Vai-se proceder ao encerramento de escolas sem que esteja previsto qualquer reforço da rede de transportes públicos e sem que tenha sido considerado qualquer apoio às famílias mais carenciadas que não dispõem de transporte próprio.

- Com estas medidas as turmas irão ficar com uma grande concentração de alunos o que vai criar mais dificuldades na qualidade do ensino. Outro grande problema que as escolas irão enfrentar é a falta de pessoal auxiliar para cuidar do aumento de população escolar. As salas de aula, também não estão preparadas e equipadas em condições de receber um grande número de alunos.

- Existem algumas crianças que se encontram apoiadas pela comunidade e com estas medidas seriam afastadas do seu núcleo familiar e de vizinhos que são, muitas vezes, a sustentabilidade necessária para que estes alunos se possam manter dentro do sistema de ensino.

- Esta reorganização escolar vai dar origem a um aumento da desertificação do interior do país, visto que algumas famílias irão optar por se deslocar para os grandes centros urbanos.

- O Governo não pode só centrar-se nos grandes centros urbanos e hipotecar o futuro do interior do país.

Mais uma vez o Governo mostra a sua indiferença em relação às pessoas e só se preocupa com os números. É verdade que temos que cortar na despesa, mas será que temos que exigir tantos sacrifícios aos Portugueses? Haverá certamente outros sectores onde se podia cortar. 

Carlos Assunção (membro da Coordenação Nacional do +D)

Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina. 

Sem comentários:

Enviar um comentário