segunda-feira, 2 de junho de 2014

[Opinião +D] Ainda sobre as Eleições Europeias

Ainda quanto ao candidato Marinho e Pinto, não o reduziria, ao contrário de muitos, a um epifenómeno “populista”. O seu resultado, na minha perspectiva, mostra que há espaço, muito espaço, para uma verdadeira alternativa à partidocracia que nos tem (des)governado nas últimas décadas. E mostra também que, em última instância, contam mais as  pessoas: mal ou bem, Marinho e Pinto parece bem menos “plástico” do que a maior parte da nossa classe política.
A essa luz, os resultados dos votos brancos e nulos é igualmente significativo: no seu conjunto, mais de sete por cento. O que é mais um sinal exuberante da inexistência de uma verdadeira alternativa à nossa partidocracia. Mas ela chegará, fatalmente. Se o princípio de que “é preciso mudar alguma coisa para que tudo fique na mesma” é sempre o lema da “situação”, qualquer que ela seja, resta recordar o não menos forte princípio de que “a natureza tem horror ao vácuo”. Decerto, poderíamos evitar bater mesmo no fundo. Mas,aparentemente, será isso que irá acontecer. Só quando chegarmos ao “vácuo” acordaremos, horrorizados, do nosso torpor…





Renato Epifânio (membro da Coordenação Nacional do +D)

Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina. 


Sem comentários:

Enviar um comentário