sábado, 14 de dezembro de 2013

[Opinião +D] Que nos fique a semente de Mandela…

Nos últimos dias, desde a morte de Mandela, muito se tem falado deste Homem nos diferentes órgãos de comunicação social e até entre as pessoas nos cafés e aqui e ali. Os que conhecem melhor a sua vida, com comentários mais corretos. Os que a conhecem pior (ou mesmo muito pouco), relatando atabalhoadamente como seu conhecimento próprio o que ouviram minutos antes a outros aparentemente bem sabedores.

Mas ainda bem que se fala de Mandela! Pelo menos que se fale e que se elogie, mal não fará se se venerar mesmo, de alguém que só pode ser um exemplo e, por outro lado, uma vergonha para (quase) todos nós. Ao menos que isso aconteça depois de morto já que quando de apoio mais precisou, não o teve assim tão generalizado pelo mundo fora,  a começar pelos nossos dirigentes portugueses ao mais “alto nível”!

Mas digo que a sua vida também deve ser motivo para nos envergonharmos, não é dele obviamente, é de nós mesmos. Envergonharmo-nos de sermos passivos, de sermos amorfos, de nada fazermos para MUDAR, a não ser falar e criticar na nossa zona de conforto.

Que a vida de Mandela, que o seu sofrimento e a sua luta, tenham não só servido para acabar com o apartheid, para libertar o seu povo, mas que constitua agora, na hora da sua morte, um abre-olhos para muitos; que a vergonha que devemos sentir ao comparar-nos, nos desperte para sermos cada um de nós um pequeno mandela








Francisco Mendes (Membro da Coordenação Nacional +D)

Sem comentários:

Enviar um comentário