domingo, 22 de dezembro de 2013

[Opinião +D] Haja audácia

ortugal está à deriva. Não sabemos bem quem nos governa. O governo insiste em continuar a seguir políticas de austeridade que levam muitas famílias ao limite do desespero. O próprio Cavaco Silva apesar da sua, quase, imobilidade, vai duvidando de certas medidas. O Tribunal Constitucional diz que não pode ser e perante isto, o Primeiro Ministro afirma, num país estrangeiro que tem um plano B. E, afinal, há sempre uma plano B.
 Acho que já nenhum português tem paciência para ouvir políticos e muitos reclamam que isto não pode ser e que alguma coisa tem de mudar. No meio de tudo isto, os partidos da oposição parecem tudo menos preparados para reagir e as lutas internas são visíveis aos olhos de todos, por muito que as tentem esconder. Com o aproximar das eleições europeias surgem novos “movimentos” de apoio a figuras mais ou menos mediáticas. Projetos que eu duvido que perdurem para lá das europeias.
As máquinas partidárias não mudam. Não querem mudar. Só assim continuará a haver espaço para o carreirismo político. Todo o sistema está montado de forma a que o cidadão apenas tenha a ilusão de que participa na vida democrática deste pais. Farto dos sacrifícios a que é obrigado, o cidadão comum reage no facebook, em frente à televisão, na paragem do autocarro…
Quando será que acordam? Olhem para a Suiça. Aí sim,, há participação cidadã. Por cá não passa de ilusão. Os movimentos de independentes só podem candidatar-se às autárquicas e mesmo aí  tudo está montado para dificultar o sucesso dessas iniciativas. Mas isto não tem de ser assim. Temos de tomar o poder da mudança nas nossas mãos. Temos de ter coragem e ambição de perceber que tudo pode ser mudado basta que haja quem acredite e tenha a audácia de querer fazer.

A história está cheia de exemplos de homens e mulheres corajosos que mudaram a vida dos seus países. Uns mais conhecidos que outros. Uns mais envoltos em lendas que outros mas o facto é que tem sempre de surgir alguém com a coragem de avançar. Alguém que tenha um sonho que possa por outros ser seguido. Tenhamos a coragem de fazer alguma coisa!!!


Margarida Ladeira (Membro da Coordenação Nacional +D)
Este comentário é da exclusiva responsabilidade da sua autora

Sem comentários:

Enviar um comentário