sexta-feira, 22 de novembro de 2013

[Opinião +D] A Linha Amarela

Trabalho em Santarém e numa zona junto do Hospital, insulto (para mim), os condutores que sistematicamente, estacionando de ambos os lados da rua,  reduzem a faixa de rodagem e obrigam o transito que ali é muito, a jogar às escondidas para ter espaço de passagem. Este insulto interno tinha e tem a ver com o fato dos próprios condutores não se respeitarem a si próprios e não se auto controlarem até porque havia sinalização vertical que tentava evitar esta situação. Há algum tempo e na tentativa de disciplinar a coisa, foi pintada uma linha amarela contínua no alcatrão junto ao lancil do passeio de cada lado, na zona mais estrangulada do trajeto. Não vi polícia na área mas durante um tempo passou-se a fazer jogo claro na circulação daquela rua. Não havendo estorvos de um lado e do outro a fluidez de circulação retomou-se. O que pode fazer uma linha amarela pintada no chão, pensei eu….

Pois bem, nestes últimos dias nem a linha amarela nos vale.  É notável o que pode ir naquelas sinapses quando alguém promove o seu próprio desconforto e insegurança. Será a urgência do momento ? Será a pressão de resolvermos o nosso problema sem equacionar as ondas de choque que podemos provocar no ambiente em que circulamos ?  É por isso talvez que em relação ao Tribunal Constitucional se continue a verificar um desrespeito e falta de auto controle por parte dos nossos decisores políticos e acólitos. Nem condutores nem políticos podem esquecer-se das regras e mesmo que não se lembrem serão em última análise vítimas dos desmandos que cometerem. Parem para pensar e exercerem o extraordinário exercício do autocontrole  porque não há linha amarela que nos valha para travar tanta leviandade e falta de respeito pelos Direitos Básicos dos Portugueses.



Carlos Seixas  (membro da Coordenação Nacional do +D)
Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina.

Sem comentários:

Enviar um comentário