sábado, 19 de abril de 2014

[Opinião +D]

Dizem que os nórdicos são mais civilizados que nós. Isso é verdade, mas se formos viver nestes países, ao fim de umas semanas já estamos a viver como eles. Então porque não fazemos o mesmo no nosso país? Será muito complicado quando se leva o cão à rua apanhar o cocó e colocar o lixo na hora estipulada? Será complicado colocar o lixo dentro dos ecopontos, não deitar lixo na rua? Será complicado varrer a frente da nossa porta, dizer bom dia ao vizinho, organizar acções de rua entre vizinhos, como limpar os jardins, plantar flores, fazer a manutenção de bancos e outro mobiliário de jardim?

Sim, se a cidadania fosse efectiva, seríamos capazes de fazer isto e muito mais! Só que temos um grande problema, é que, mesmo com a vontade das pessoas, os nossos eleitos não iriam permitir, porque, segundo o ponto de vista dos partidos, estas acções não dão votos… Aqui reside um grande problema da nossa democracia: os interesses dos partidos, já que os partidos passaram isso para nós, fizeram-nos pensar como eles, unicamente pensando em nós e não no vizinho ou na população em geral.

Para mudarmos a nossa sociedade, é preciso que cada um de nós mude as suas atitudes, não podemos pensar sempre em proveito próprio, mas em geral.


Quando coloco o lixo na rua antes da hora, não estou a respeitar aqueles que circulam por ela e tantas vezes se deparam com dejectos de cão e lixo fora dos ecopontos. Se eu quero a minha casa limpa, também devo querer limpa a rua por onde passo. A liberdade de cada um pára quando transgride a liberdade do outro.

Mateus Camacho (Membro da Coordenação Nacional +D)

Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina.

Sem comentários:

Enviar um comentário