terça-feira, 8 de abril de 2014

[Opinião +D] Pela Pátria Lutar

A política portuguesa está a passar por uma grave crise ideológica, moral e ética e isso dá origem à falta de interesse das pessoas, pelos assuntos do país. Tenho constatado junto dos mais jovens que existe pouca motivação e pouco interesse pela política. Criou-se a imagem que os políticos são todos desonestos apesar de isso não corresponder totalmente à verdade, visto que ainda existem muitos que lutam com seriedade pelos seus ideais.

Esta apatia é grave, visto que são as nossas vidas que estão em jogo e o nosso futuro e o futuro do nosso país.

Desde 25 de Abril de 1974 vivemos em Democracia. Democracia é a forma de governo em que a soberania é exercida pelo povo. É um regime de governo em que todas as importantes decisões políticas estão com o povo, que elegem seus representantes por meio do voto, no entanto o povo omite-se, não comparece a exercer esse direito. De eleição para eleição, a abstenção tem vindo a crescer. Também aqui, se verifica entre as camadas mais jovens esse desinteresse. Está na hora do povo tomar consciência da importância da sua participação no destino do país e voltar a participar ativamente neste processo eleitoral.

Outra forma de luta que não está a ser devidamente utilizada pelo povo, são as manifestações, que têm por objetivo demonstrar o descontentamento em relação a algo. As pessoas acomodam-se alegando que não vale a pena e continuam a reclamar sem nada fazer. Mas temos provas que uma manifestação poderá ter um êxito tanto maior quanto maior for o número de participantes.

Temos que tomar consciência desta realidade e começarmos a participar ativamente.

Os jovens, que irão estar um dia à frente deste país, têm que começar desde já a mostrar mais interesse pela política nacional e a participar mais no destino do país. Com o tempo, os jovens foram perdendo o espirito politico que víamos no passado. Os jovens têm que voltar a ter esse espirito, para não terem que sair para o estrangeiro, como tem vindo a acontecer. É lamentável ver os cérebros do nosso país a partir por falta de oportunidades, quando deveriam ficar e as suas capacidades serem aproveitadas no desenvolvimento de vários sectores. Os jovens de hoje em dia são os mais bem preparados dos últimos tempos e se lhes forem dadas oportunidades em Portugal, eles têm capacidade para reverter algumas situações e fazer crescer alguns sectores que estão um pouco postos de parte.


Está na hora de MUDAR. Temos que mudar mentalidades. Portugal é um país cheio de recursos naturais e tem excelentes condições, só temos que arregaçar as mangas e LUTAR…








Carlos Assunção (membro da Coordenação Nacional do +D)

Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina.

Sem comentários:

Enviar um comentário