domingo, 11 de agosto de 2013

[Opinião +D] Escandalosa falta de vergonha

É difícil continuar a acreditar que votar serve para alguma coisa se este ato não se traduzir numa real mudança. Este sentimento nasce perante o ritmo vertiginoso a que se sucedem os escândalos e as notícias de que este ou aquele político esteve ou está envolvido no negócio X ou Y.

Estas notícias levam-nos a um crescente e epidémico sentimento de descrença que alastra à escala nacional. Todos estamos fartos, cansados e já nem apetece ouvir o pedido de desculpa que é apresentado no dia seguinte, sobretudo, quando as justificações se tornam absurdamente ridículas e incoerentes.

A mim, o que mais me espanta e, simultaneamente, causa repulsa é a falta de palavra. Aquilo que se diz num dia, no dia seguinte já não é válido. Aquilo que era mentira, no dia seguinte é verdade e jura-se “a pés juntos” factos, que passadas horas, já não são bem assim.

Claro que as pessoas podem mudar de opinião ou podem não se recordar de algo que ocorreu há algum tempo atrás no meio de uma extensa agenda política mas este constante desdizer, do que anteriormente era um facto, só leva a que já praticamente ninguém acredite na classe política.

Não são só os partidos e os próprios políticos que perdem com esta atitude. Perde também o país e cada um de nós porque honra e reputação parecem ser palavras que se esvaziam de sentido e de utilidade, face a esta desacreditação global dos políticos portugueses.

Claro que este fenómeno não ocorre exclusivamente no nosso país. Contudo, quando este tipo de questões e casos se passam a repetir quase dia sim, dia sim, começamos a perguntar-nos quando é que isto mudará e até quando é que os portugueses continuarão a aguentar. Admiro-me, sinceramente, que não se fartem. Era bom que acordassem e percebessem que a solução para este tipo de questões passa por criar uma alternativa nova que rompa, definitivamente, com o “rodar de cadeiras” entre PS e PSD. Quanto aos outros partidos devia nascer a ambição de se tornarem realmente alternativa. É um mistério a sua quietude e aparente submissão a este estado de coisas.

Esta minha reflexão surgiu, é certo, motivada pelas últimas notícias ligadas às PPP rodoviárias ou aos contratos swap mas há também o caso BPN e antes deste, muitos outros escândalos, que parecem nunca ter consequências nem afectar as figuras que com eles estão directamente envolvidos e ao contrário nos afectam a todos nós.

Por tudo isto e muito mais, gostaria que os portugueses, realmente, se zangassem com os políticos envolvidos nestas questões e gostaria que essa atitude se reflectisse no voto das próximas eleições. Espero que assim seja.



Margarida Ladeira (Membro da Coordenação Nacional +D)
Este comentário é da exclusiva responsabilidade da sua autora


Sem comentários:

Enviar um comentário