terça-feira, 6 de agosto de 2013

[Opinião +D] Da “podridão política”

O caso que envolve Rui Manchete, o novo Ministro dos Negócios Estrangeiros, é bem elucidativo da “podridão política” a que chegámos – para usarmos uma expressão do próprio.

Num primeiro momento, houve muita gente a saudar o seu ingresso no Governo – finalmente, tínhamos “cabelos brancos”, “respeitabilidade”, etc. Logo, porém, essa aura se desvaneceu por inteiro quando se recordou o seu percurso político e, sobretudo, extra-político (para mais, omitido no seu currículo oficial).

Não é, porém, este caso particular que pretendo aqui denunciar, mas todo um sistema, o chamado “bloco central dos interesses”, que propicia este tipo de situações, sobretudo nos nossos dois principais partidos, que, eleição após eleição, têm assegurado a Governação.


O que nos leva ao seguinte impasse: por um lado, os mais jovens líderes da nossa classe partidária são cada vez piores (basta lembrar a sequência: Durão Barroso > Santana Lopes > José Sócrates > Pedro Passos Coelho > António José Seguro); por outro, os menos jovens (com excepções, como acontece sempre) deixaram-se enredar na “podridão” dos negócios feitos à sombra do Estado. Urge, realmente, uma grande regeneração da nossa classe política.






Renato Epifânio (membro da Coordenação Nacional do +D)

Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina.

Sem comentários:

Enviar um comentário