segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

[Opinião] Tomada de posse de Barack Obama


Tomou hoje posse, para o seu segundo mandato, o Presidente Barack Obama. Apesar de alguma decepção pelo seu primeiro mandato, o Movimento + Democracia deseja-lhe a melhor sorte, quer a nível externo – é mais do que tempo, por exemplo, de se promover uma solução justa para o conflito israelo-palestiniano, não esquecendo aqui o povo irmão lusófono da Guiné-Bissau –, quer, também, a nível interno.
Não obstante o sistema político norte-americano ser muito diferente do português, também aí se nota um grande desgaste do sistema partidário. Quando os partidos não se entendem nas questões centrais, como tem acontecido nos Estados Unidos da América, os países ficam bloqueados.
Em Portugal, o Movimento + Democracia tem defendido a regeneração do sistema político pelas candidaturas independentes: não só às autárquicas, como igualmente às legislativas. Consideramos que esse é o caminho para que o Parlamento deixe de funcionar numa mera lógica partidocrática. Se assim não for, o fosso entre a classe política e a sociedade civil aumentará ainda mais. A ponto de, um dia destes, já não se poder falar de Democracia – apenas de Partidocracia. Pela nossa parte, tudo faremos para que isso não aconteça.
Renato Epifânio (Coordenação nacional do +D = Democracia em Movimento)

Sem comentários:

Enviar um comentário