sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

[Opinião] O número dos que emigram é cada vez maior


O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, disse hoje à TSF que os números do Instituto Nacional de Estatística quanto à emigração dos portugueses estão muito abaixo da realidade. Referiu que é muito difícil conhecer os números exatos, mas que certamente mais de 100 000 portugueses saíram do país no ano passado. Disse também que, julga o Governo, que, no conjunto, em 2011 e 2012, as saídas do país  rondaram as 200 mil pessoas (cerca de 2% da população nacional). Só para Angola terão ido 25 mil portugueses só no último ano.

Os números do INE apontam para que tenham emigrado 44 000 portugueses em 2011. Ou seja, 44% do número que o Secretário de Estado crê estar próximo do real!

Claro que o número dos que emigram é cada vez maior. E o pior para Portugal, é que muitos dos que tomam esta atitude são jovens, que tão poucos temos já, que o fazem mais e mais porque não vêem qualquer saída profissional no seu país e porque a isso são continuadamente incentivados pelo primeiro-ministro e pelo Governo. E também muitos dos que saem, jovens ou menos jovens, são os mais qualificados, que com facilidade são reconhecidos e acarinhados noutros países mais despertos para as oportunidades…
O +D não pode aceitar que se assista a esta situação sem nada se fazer e muito menos que se incentive o seu desenvolvimento. Por isso, a emigração e, em especial, a emigração jovem, tem sido uma das nossas principais preocupações e objecto de propostas de medidas que continuamos a desenvolver.

Mas, muito em particular no caso descrito acima, não podemos entender nem aceitar que o próprio Governo admita com toda a naturalidade que um Instituto Público, supostamente credível, veicula estatísticas completamente erradas - «aquém da realidade» e que não são «minimamente fiáveis», nas palavras do Secretário de Estado – e que nada faça para o corrigir.

Francisco Mendes (Coordenação nacional do +D = Democracia em Movimento)

Sem comentários:

Enviar um comentário