terça-feira, 17 de março de 2015

[Opinião +D] O Congresso da Cidadania e o nosso futuro…

A Associação 25 de Abril organizou o Congresso da Cidadania que teve lugar na Gulbenkian, em Lisboa, nos passados dias 13 e 14.
O balanço foi muitíssimo positivo e a Associação em geral e o Coronel Vasco Lourenço em particular, estão de parabéns pois prestaram ao país um ótimo serviço cívico e de cidadania
Extremamente positiva e aberta a decisão da organização de (com poucas exceções) atribuir o mesmo tempo de intervenção quer aos mais conhecidos, quer aos que passam bem mais despercebidos nestas lides da cidadania! Não é costume e há que o assinalar.
Pena que os debates abertos tenham sido praticamente inexistentes (exceção para um pequeno período na 6ª-f. ao fim do dia quando já estava pouca gente e muito poucos dos oradores do dia) e que o final do dia de sábado (apesar de também com muito boas intervenções) tenha sido demasiado “politizado” com a tentativa de alguns de fazer pré-lançamentos e testar apoios a candidatura(s) presidencial(ais)…
Mas o que realmente importa é que ali se confirmou que há muito quem sinta que se tem de fazer algo pela nossa sociedade podre, quem analise os motivos de estarmos como estamos, mas muito pouco quem apresente soluções concretas de resolução ou que diga em que quer e pode contribuir para a mudança.
E o caminho é só um. A união, a junção de esforços, o aceitar trabalhar em grupo, em conjunto, deixando cair as “capelinhas”… E isso é tão difícil… mas tão essencial…
Mas ficou a esperança de que desta vez algo vai ser feito nesse sentido! Vasco Lourenço deixou no ar a necessidade de um Movimento Nacional de Afirmação Cidadã. Que assim seja!


Francisco Mendes (Membro da Coordenação Nacional +D)

Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina.  

Sem comentários:

Enviar um comentário