quinta-feira, 5 de março de 2015

[Opinião +D] É tudo farinha fina.....

Trabalhando em Santarém e tendo a minha viatura avariada, essas  deslocações passaram a fazer-se utilizando os transportes públicos na vinda e na volta a casa até encontrar solução para o problema mecânico que me impede a utilização da dita. São 30 km cada viagem, quase sempre  uma hora de caminho. No fim do dia e porque já é bastante tarde e porque os mais novos há muito regressaram às suas terras, é uma viagem tranquila, silenciosa e sonolenta, mas de manhã já é outro, o figurino. 

Parece que de manhã a esperança vai remoçada e com os mais novos a deslocarem-se para as Escolas, a animação e as conversas, de banco para banco, invadem toda a viagem. É nesta altura que são passadas em revista, com o mesmo empenho e critério, as notícias mais relevantes e  as histórias mais rocambolescas lá da rua e que podem envolver tanto gente como animais de estimação que a bem de ver quase são como aqueles com quem partilham habitação. No rol, são lembradas e misturadas as notícias duns e dos outros, aqueles que nos governam e se governam. A sabedoria com que se misturam e reconhecem ataques e contra ataques informativos e de outras índoles, é de levar às lágrimas porque a simplicidade e a crueza das palavras empregues, revelam a apreensão da essência das coisas, por olhares habituados às disputas de vizinhos,  vizinhas, cães e gatos. «É tudo farinha fina !» ouve-se.



Carlos Seixas  (membro da Coordenação Nacional do +D)



Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina.

Sem comentários:

Enviar um comentário