quinta-feira, 4 de setembro de 2014

[Opinião +D] Somos os maiores…

“Ena! Ena! Portugal subiu 15 lugares no ranking de competitividade do Fórum Económico Mundial!  Somos mesmo os maiores.”
Isto seria o que eu diria se não conhecesse a realidade deste país e me baseasse só na leitura do relatório e no que vamos ouvindo na Comunicação Social.
Claro que é bom que isto aconteça. Que pode dar alguma credibilidade para o exterior e transmitir confiança aos investidores. Pode até ser bom para Portugal (pontos de vista…), mas pouco adianta para os portugueses.
Continuamos a determo-nos muito na falsidade e no engano dos números e a ligar menos e menos às pessoas. E o que é no fundo um país? O que é no fundo Portugal? O que é que interessa realmente?! São os mercados (seja lá isso o que for)? São as estatísticas? São os números? Ou são as pessoas e a forma como elas podem ou não podem viver e as condições que têm?!...
De que serve estarmos a melhorar nos indicadores económicos se as pessoas, cada vez mais pessoas, não têm como pagar o seu crédito á habitação ou o dos seus filhos e perdem as casas, se querem pagar as contas da água e luz e só têm como solução deixá-las cortar, se todos os dias lhe aparecem mais impostos para pagar e, como já não o podem fazer, vêem o seu ordenado penhorado pelo próprio Estado desse tal Portugal que está “cada vez melhor”?!.
Francisco Mendes (Membro da Coordenação Nacional +D)

Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina.  

Sem comentários:

Enviar um comentário